Essa foi uma viagem que fizemos em 2019 no nosso Brasil maravilhoso, e voltamos encantados demais: Lençóis Maranhenses!!! <3
.
Já tínhamos vontade de ir para lá há anos, mas ainda não tinha rolado por conta da época ideal para curtir sem chuva e com as lagoas cheias!! E ir até lá para correr o risco de ver as dunas secas não queríamos né rsrs Então já fica aí a primeira dica: a melhor época é de junho até setembro! =)
.
Para ir para Lençóis, é necessário voar até São Luis, e de lá pegar um transfer de umas 3 horas e meia até uma das 2 cidades mais comuns e estruturadas para ficar de base: Barreirinhas ou Santo Amaro. Nós fizemos a viagem em um feriado de 4 dias, com voos de madrugada e um ritmo bem acelerado! Mas caso tenha mais tempo, talvez uns 6 dias sejam o ideal.
.
Nossa hospedagem foi em Barreirinhas, no Chalé Marinas, que reservamos pelo @booking.com . Adoramos! Bem simples, super bem localizada, na beira do Rio Preguiça, com uma linda vista, quartos arrumados com muito carinho, e um café da manhã caseiro bem caprichadinho. =)
.
Os passeios que fizemos e super recomendamos foram:
– Sobrevoo nos Pequenos e Grandes Lençóis, além das praias. Para quem não tem medo e estiver disposto a gastar um pouquinho a mais, recomendamos MUITO esse passeio, é lindo demais ver a imensidão lá de cima! O nosso durou 30 minutos. Amamos!
– Circuito Lençois Maranhenses de 4×4 para ver o Pôr do Sol na Lagoa Bonita (a mais famosa da região para assistir). Dura meio período, e é lindo demaaais!!
– Circuito Santo Amaro – conhecemos também as lagoas e dunas que existem por lá! Lindas demais, e um pouco mais tranquilas. Esse passeio dura o dia inteiro.
– Circuito Atins – região conhecida como a Jericoacoara do Maranhão, um pouco afastado de Barreirinhas, e dura o dia todo, começando com uma trilha de 4×4 até o vilarejo, passando por praias, piscinas naturais e restaurantes.
– Lagoa Azul – dura meio período, e foi uma delícia para aproveitar bem as lagoas! Vários tons diferentes de água, e uma temperatura super gostosa para um banho relaxante. Foi a nossa última manhã de passeio antes de pegar o transfer de volta para São Luís, e não queríamos mais sair de lá para ir embora de forma algumaaa. rsrs
Acabamos deixando para trás alguns passeios pela falta de tempo, mas que caso você tenha mais dias por lá, pareciam também ser legais, como: andar de voadeira ou bóia cross pelo Rio Preguiça, fazer um passeio de quadriciclo em Caburé, conhecer Vassouras (onde tem saguis, artesanatos e esqui-bunda), ou passear por Mandacaru (que é um vilarejo de pescadores, que tem um farol legal de subir para ver uma vista).
E você? Já foi para lá? O que conta pra gente?